Ir para conteúdo

Talent Press Rio retoma atividades

Depois de um ano de interrupção por conta da pandemia de Covid-19, o Talent Press Rio retoma suas atividades em 2021.

Pelo quinto ano, o Festival do Rio abriga o programa de formação e capacitação de jornalistas e críticos de cinema de países de língua portuguesa, realizado em parceria com o Goethe-Institut, a Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) e a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).

O Talent Press Rio tem como objetivos contribuir para a formação de críticos e críticas de cinema que redigem em português, gerar oportunidades de intercâmbio entre os países de língua portuguesa e reforçar laços culturais em seus respectivos países. Durante o período do festival, dez críticos do Brasil, de Portugal e de Angola terão a oportunidade de participar de uma intensa programação que inclui encontros com mentores, cineastas e profissionais da imprensa cinematográfica.

Sob supervisão geral do crítico e pesquisador Pedro Butcher, o Talent Press Rio 2021 terá como mentores Ela Bittencourt, colaboradora das revistas Sight and Sound, Film Comment e dos websites Notebook (MUBI) e Hyperallergic, entre outros; Roni Filgueiras, crítica e pesquisadora com passagens por O Globo, Jornal do Brasil, Folha de S. Paulo e Veja Rio; Ricardo Vieira Lisboa, editor do site português À Pala de Walsh, e Victor Guimarães, coeditor da revista Cinética.

Os selecionados para o Talent Press 2021 foram Adriana Vasconcelos (Niterói, RJ, Brasil), Ana Júlia Silvino (Juiz de Fora, MG, Brasil), Claudio Azevedo (Vila do Conde, Portugal), Diego Silva Souza (Belo Horizonte, MG, Brasil), Gabriel Araújo (Belo Horizonte, MG, Brasil), Geo Abreu (Belém, PA, Brasil), Giuliana Zamprogno (Vitória, ES, Brasil), Manu Zilveti (Pelotas, RS, Brasil), Marcos Jinguba (Ingombota, Angola), Thiago Gelli (São Paulo, SP, Brasil).

Acompanhe por aqui, nos próximos dias, a cobertura do Festival do Rio 2021 pelos participantes do programa.

Categorias

Sem categoria

Tags

%d blogueiros gostam disto: