Ir para conteúdo

Talent Press Rio 2021: mentoria conta com cinco críticos

A quinta edição do Talent Press Rio conta conta com quatro mentores, sob a coordenação geral do crítico Pedro Butcher.

ELA BITTENCOURT
Ela Bittencourt é escritora, jornalista e crítica estrangeira radicada no Brasil. É mestre em Administração de Arte e em Escrita Criativa, ambos pela Universidade de Columbia, em Nova York. Seus artigos são publicados em diversas revistas internacionais, entre elas Artforum, Film Comment, Frieze, New York Review of Books, Village Voice, Sight & Sound e Vulture. Bittencourt é consultora para Giornate degli Autori (Venice Days) e membro do comitê de seleção do É Tudo Verdade. Foi curadora de mostras no True/False Film Festival, Mostra Int’l de Cinema de São Paulo, CineSesc, Instituto Moreira Salles e Museum of Moving Image, em Nova York.

RICARDO VIEIRA LISBOA
Mestre pela Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, na área de Realização e Dramaturgia. Como crítico escreve no sítio À pala de Walsh (www.apaladewalsh.com), que cofundou em 2012, e edita até ao presente. Coeditou o livro “O Cinema Não Morreu: Crítica e Cinefilia à pala de Walsh”, em 2017, e escreveu o catálogo “A Gulbenkian e o Cinema Português II – Ensaio e Ficção”, em 2019, a partir do ciclo homónimo, por si programado na Fundação Gulbenkian. Colabora com o festival IndieLisboa, desde 2013, e com o festival Porto/Post/Doc. É assistente de programação da Casa do Cinema Manoel de Oliveira, na Fundação de Serralves. Vem dando aulas, pontualmente, em instituições como a FCSH/NOVA, a FLUL, a AR.CO e o Atelier de Lisboa. Como realizador assinou curtas-metragens experimentais e vídeo-ensaios que foram exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais.

RONI FILGUEIRAS
Nascida no Rio de Janeiro, Roni Filgueiras é jornalista há 30 anos. Trabalhou como crítica de cinema em O Globo, Folha de S.Paulo, Jornal do Brasil, Veja Rio. Assina ensaios nos livros “Mulheres atrás das Câmeras – As Cineastas Brasileiras de 1930 a 2018”, que ficou entre os cinco finalistas na categoria Ensaios – Artes, do Prêmio Jabuti 2020; “Documentário Brasileiro – 100 Filmes Essenciais”, entre outros. É membro da Associação Brasileira de Críticos de Cinema, do Elviras Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e da Fipresci. É doutoranda em Comunicação pela UFRJ.

VICTOR GUIMARÃES
Crítico de cinema, curador e professor. Escreve para a revista Cinética e para o portal Con Los Ojos Abiertos. Colaborou com publicações como Senses of Cinema, Kinoscope, La Vida Útil e La Furia Umana. Doutor em Comunicação Social pela UFMG.

PEDRO BUTCHER
Pedro Butcher é crítico de cinema e pesquisador. Atualmente, é colaborador do jornal Valor Econômico e professor do curso de cinema e audiovisual da ESPM-RJ. Em junho de 2019, concluiu doutorado na Universidade Federal Fluminense, com a tese “Hollywood e o mercado de cinema no Brasil: princípio(s) de uma hegemonia”. Entre 2001 e 2014, editou o website Filme B, com foco no mercado de cinema. Faz parte da equipe do encontro de coprodução Brasil Cine Mundi e é um dos curadores da Mostra Cine BH – Festival Internacional de Cinema de Belo Horizonte. Faz parte também da equipe de mentores do programa Talent Press, do Festival de Berlim.

Categorias

Sem categoria

Tags

%d blogueiros gostam disto: