Ir para conteúdo

NOVO TIME DO TALENT PRESS COMEÇA COBERTURA DA 24ª EDIÇÃO DO FESTIVAL DO RIO

Quer saber tudo sobre os filmes em exibição no Festival Internacional de Cinema do Rio? Conte com a gente. Acompanhe o evento com o time de jovens críticas(os), selecionadas(os) para participarem da 6ª edição do Talent Press Rio (TPR). Entre mais de 90 inscrições, reunimos aqui os seis selecionados de Brasil e África: Aline Gomes (Campinas), Helio Nguane (Maputo/Moçambique), Kamilla Medeiros (Fortaleza), Lucas Oliveira (Vespasiano), Matheus Zenom (São Paulo), Paula Mermelstein Costa (Rio de Janeiro).

O Talent Press Rio é realizado no âmbito do Festival do Rio – Rio International Film Festival –, que comemora, neste ano, sua 24ª edição. O workshop acontecerá entre os dias 7 e 14 de outubro. Além de acompanhar a programação do evento, os talents participam de mesas-redondas com produtores, diretores, atores, roteiristas, sob a tutela de expoentes da área, a fim de desenvolver conteúdo jornalístico sobre os filmes vistos.

O Talent Press Rio é parte da iniciativa internacional dos trabalhos do Berlinale Talents, que também acontece em Berlim, Buenos Aires, Durban, Guadalajara e Sarajevo.

Missão do projeto

O Talent Press Rio busca contribuir para a formação e o treinamento de críticos e críticas de cinema, que escrevem em português, gerar oportunidades de intercâmbio entre os países de língua portuguesa nos campos da cultura, bem como reforçar os laços culturais em seus respectivos países, aperfeiçoando-os. Esse diálogo é fundamental para o desenvolvimento do processo político, social e cultural de países que têm no idioma um ponto em comum.

O português é a língua materna de aproximadamente 240 milhões de pessoas e o sétimo idioma mais falado no mundo. Já a educação e a formação de críticos e críticas são elementos chave do jornalismo de alta qualidade e do diálogo lusófono entre culturas. Por meio da tutoria e da troca de experiências com pessoas de todo o mundo, o projeto Talent Press Rio visa desenvolver e aprimorar as habilidades editoriais de selecionados/selecionadas, bem como oferecer a oportunidade de construir uma networking que contribua para a internacionalização da crítica entre países lusófonos.

%d blogueiros gostam disto: